Artes

Artesanato

 O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural pirenopolina. Em várias partes do município, é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Esta diversidade torna o artesanato pirenopolino rico e criativo.

Arte cerâmica

Foto - Artesanato Cerâmica

O barro é a matéria prima dessa arte, presente nas mais remotas manifestações culturais. Sem dúvida, o ofício do ceramista proporciona mais intimidade com a matéria-prima: é tocando e modelando o barro que dá a forma criativa do artesão.

Em Pirenópolis, a oficina de cerâmica da Galleria Shop destaca-se por produzir cerâmica direcionada  para a arte popular, modelando figuras folclóricas da cultura pirenópolina.



Artesanato em metal

Artesanato em Metal

Muitas são as peças confeccionadas em metal, várias delas com material reciclado, como as pinturas feitas em latões de leite antigos e recuperados para decoração de interiores; peças feitas com sucatas, sinos de bronze e esculturas de latão e ligas metálicas diversas. 





Jóias Artesanais em Prata

Pirenópolis tem aproximadamente 100 ateliês que produzem belas jóias em prata. Passeando por suas ruas e ladeiras coloniais, você pode apreciar nas várias lojas, os trabalhos que envolvem cerca de 300 artesãos. São peças dos mais variados estilos, montadas com pedras brasileiras, tais como ametistas, topázios, turmalinas, esmeraldas, águas- marinhas e outras de vários países.
Em destaque a oficina da Galleria Shop.



Madeira de Demolição

Material muito usado para a confecção de móveis com design do periodo colonial, hoje com grande dificuldade de ser encontrado.



 

Madeira 

Madeira Doce
Artesanato em madeira para casa e decoração infantil personalizada.
Os produtos são pruduzidos em Pirenópolis no atelie Madeira Doce pela artesã Luciana Calastro

Contato (62)3331.1555
Rua Aurora - Galleria Aurora Lj.05 - Centro 

 

Tecelagem artesanal

Tissume - Design Têxtil

Resgata e reinventa a tradição da tecelagem em Pirenópolis, criando, através da tecelagem manual, produtos diferenciados que mesclam tecidos nobres a materiais rústicos e inusitados.
Sinônimo de artigos sofisticados, produz roupas, acessórios e peças decorativas, como casacos, xales, bolsas, tapetes e mandalas, que encantam e surpreendem com suas texturas e composições cromáticas.
Sua loja, instalada num antigo casarão do centro histórico.



Muito difundida por todo o país, é também encontrada em Pirenópolis (Oficina Goyá). Desde a época colonial tecelãs desenvolviam esses trabalhos para suprirem suas próprias famílias. Hoje, já com designs contemporâneos, as peças feitas em teares manuais estão por todas as residências e se tornaram parte da decoração de interiores.




Máscaras 

MáscarasAs máscaras, vendidas durante todo o ano em diversos modelos, são uma marca registrada do artesanato local. Durante a Festa do Divino e as Cavalhadas, elas são responsáveis pela profusão de cores e alegria que se espalha por Pirenópolis.





Artesanato Mineral

O Artesanato Mineral não é uma tradição de Pirenópolis, mas como existem muitas jazidas de pedras preciosas em municípios adjacentes, muitos artesãos produzem esse tipo de artesanato e naturalmente os encontramos em várias lojas da cidade.


Quartzito Goias

Os trabalhos artesanais feitos com quartzito, conhecido como “Pedra Pirenópolis”, ou Quartzito Goias são confeccionados aproveitando as sobras das pedras que são cortadas e serradas para construção civil. São pequenas peças de diversos tamanhos como murais, poços de água, casinhas, portais colônias, pequenas pontes etc.





Pedra Sabão

Artesanato em Pedra - Sabão

Existem várias jazidas de pedra sabão nos arredores de Pirenópolis, e vários artesãos locais as aproveitam para confecção de artesanato. Com a peculiaridade de suas cores, diferenciam muito das outras existentes pelo país.

 

 

Página principal

sobre nósanunciefaledireitos reservados
-