JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
Portuguese English Italian Spanish

Café Sertanejo" na Fazenda Babilônia (com transporte incluso)

Duração: 4 hora(s) - Localização: Fora da cidade (24 km)

Valor R$ 180,00 por Pessoa

Com a decadência da minas de ouro de Meia Ponte, o Comendador Joaquim Alves de Oliveira iniciou a ousada empreita de construir o Engenho São Joaquim, primitivo nome da Fazenda Babilônia, que segundo Pohl, em "Viagem ao Interior do Brasil", era "um dos maiores engenhos de açúcar do Brasil".

Logo após 1800, O Engenho São Joaquim já era considerado a maior empresa agrícola do Estado de Goiás. Nesta Fazenda, além da cana de açúcar, plantava-se, em escala industrial, mandioca e algodão para a produção da farinha e fios de algodão para exportação. A Inglaterra, em plena Revolução Industrial, comprava toda a produção de algodão goiano, cuja fibra era considerada uma das melhores do mundo. A produção desta fazenda era tão intensa que contava com cerca de 200 escravos, sendo 120 homens para o trabalho e 80 mulheres e crianças.

Um dos relatos mais significantes sobre a Fazenda foi o do viajante frânces August Saint-Hilaire. Neste relato, vale destacar, entre tantas informações relevantes, a importância do Comendador Joaquim Alves (fundador da Fazenda Babilônia) para Goiás e o Centro-Oeste. Saint-Hilaire ainda descreve com maestria a estrutura da fazenda, a máquina de ralar mandioca, movida a água, e a organização das senzalas e oficinas. Com a construção de Brasília e o incremento do turismo em Pirenópolis, a Fazenda Babilônia tornou, gradativamente, um local de visitação por iniciativa da atual proprietária, Telma, que nutre um incansável amor à história local, recebendo visitantes neste berço da cultura goiana desde 1997.

Atualmente a Fazenda Babilônia oferece aos seus visitantes o tradicional “Café Sertanejo” que conta com mais de 40 itens produzidos na própria fazenda aos moldes do século XVIII. Hoje, a fazenda, além de trabalhar com pecuária, mantém o belo casarão que preserva ainda cerca de 80% de sua originalidade. O casarão de grossas madeiras expostas, a capela, um pequeno museu de objetos antigos, sua história e o fabuloso e nutritivo café sertanejo, fazem da Fazenda babilônia a mais representativa fazenda histórica do Estado de Goiás.

Feito com produtos produzidos na fazenda, usando técnicas típicas do século XVIII, o Café Sertanejo resgata receitas de um Goiás rural e antigo. Não só alimenta como instrui os visitantes. Veja só alguns destaques desta farta refeição:
Carnes: Almôndegas, Carne de Porco, Carne de Rendenho à Moda da Casa,Linguiça, Matula de Galinha, Paçoca de Carne Seca.

Queijos: Requeijão, Ricota Temperada, Queijo Frescal.

Quitandas: Biscoito Doce (Quebrador), Biscoito de Queijo, Bolo de Fubá de Arroz, Pamonha Frita, Pão Caseiro, Pão de Alho, Pão de Mandioca, Pão de Queijo, Pau-a-pique, Rosca Caseira, Cavaco de Queijo, Brôa de Fubá, Brevidades, Mané Pelado, Bolo da Senzala, Bolo da Sinhá, Pamonha Assada, Virado de Raspa, Melado de Cana.

Tudo isso regado a suco de frutas da época típicas da região, caldo de cana, leite e café.

Nossa equipe o buscará na pousada onde estará hospedado, e o levará com segurança até o atrativo onde será executada a atividade. A volta também já está inclusa neste pacote.

Itinerário

08h00 – 09h00: Busca dos participantes do passeio no ponto de encontro (máximo de 06 pessoas por horário).

De Pirenópolis (Centro Histórico) a Fazenda Babilônia

Distância: 24 km em asfalto (apenas 2 km em estrada de terra)

Tempo: 30 minutos

O passeio permite que os participantes usufruam do completo “Café Sertanejo” composto por mais de 40 itens produzidos na fazenda, aos moldes do século XVIII.

Está incluso um passeio pela propriedade, com interpretação por meio de um guia, onde mostrará todas as características originais coloniais do casarão, assim como das construções ao redor que compõem o engenho e a capela.
Retorno: 12h00 – 13h00

Orientações aos participantes

Aproveite o passeio para contemplar toda a propriedade, que conta com uma capela pintada originalmente por escravos no século XVIII, e uma série de itens que compunham o engenho. Todo o casarão merece ser observado, composto por móveis centenários que despertam curiosidade e admiração, chama atenção dos visitantes com seus imensos madeiramentos que exibem a preservação do local. 

Política para crianças

  • Crianças até 05 anos não pagam.
  • Crianças de 06 a 11 anos pagam metade do valor.

    Política de Cancelamento

    É extremamente necessário que a desistência seja informada com o mínimo de 72 horas (três dias) de antecedência.

* No caso de devolução do montante pago pela reserva, fica assegurada uma taxa de serviço, para a Agência, no valor de 15% do total da reserva efetuada.

Faça já sua reserva Clicando Aqui!

Ou ligue para: +55 (62) 3331.3323 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.