JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
Portuguese English Italian Spanish

Centro Histórico

 

O Centro Histórico de Pirenópolis abrange a área histórica do município brasileiro de Pirenópolis, no estado de Goiás. Quase um terço da área total do município é tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico.

A preservação desse sítio histórico começou na década de 1989, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. O sítio foi declarado, em 1989, Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional.

Pirenópolis se tornou um importante pólo econômico no início do século XVIII. Até o início do século XXI, por causa da, por assim dizer, estagnação, Pirenópolis manteve preservada sua arquitetura. Então, as atividades culturais e o turismo começaram a se tornar relevantes, e a preservação e o tombamento dos monumentos começou a ser feito.

Arquitetura barroca cidade tem um traçado irregular, de influência Colonial, adaptando-se de forma orgânica às curvas do terreno e sendo influenciada pela arquitetura religiosa.

As torres das igrejas se destacam na paisagem da cidade. Entre as construções existentes atualmente, se destacam a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A arquitetura civil, ao contrário da religiosa, é simples perto da de outras cidades brasileiras da época. Recebeu influência da arquitetura portuguesa, como construções com sacada em pedra ou madeira, fachadas contíguas e grandes quintais, adaptada ao clima tropical do local.

Fonte: wikipedia