JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
Portuguese English Italian Spanish

Neutralização das Emissões de Carbono - Pirenópolis Atuando...

Pirenópolis está de parabéns mais uma vez pela perfomace, em especial de duas empresas atuante na cidade, a Galleria Shop Artes & Jóias e a Central de Reservas de Pirenopolis.

As empresas que se destacam entre tantas da cidade, não só pelo atendimento personalizado e produção artística, mas especialmente por serem duas empresas que conseguem neutralizar a emissão de carbono na atmosfera e mantê-la negativa voluntariamente.

Isso se dá pelo fato de que parte da renda das empresas são destinadas à manuntenção de três expressivas reservas ambientais, todas localizadas no Município de Pirenópolis.

Reserva Ecológica Estância Bom Jesus

Com área aproximada de 48.0 hectares adjacente a sede da Estância possui grande área preservada (aprox. 90%) com variedade de árvores, animais silvestres, plantas medicinais, pássaros em extinção, emas, lobos guáras, e faz parte de um corredor ecológico onde transitam centenas de animais in natura.

Aí está localizado um dos morros mais altos do Município de Pirenópolis, conhecido como Morro Agudo e/ou Morro Pontudo, o qual pode ser avistado desde kilometros de distância e é protegido pelo IBGE e pelo IBAMA.

Reserva Ecológica Vereda dos Guarás

Localizada à 35 km do centro da cidade tem uma área de 120 hectares. Está incrustrada entre duas cadeias de montanhas da Serra Xavier.

Nessa Reserva foi realizada a primeira pesquisa sobre o Barú (Dypterix Alata) no Brasil.

A árvore de grande porte, em fase de extinção, produz uma castanha que faz lembrar as amêndoas, com formato, tom e especialmente paladar totalmente diferenciado.

Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecária) e UnB (Universidade de Brasília).

A cientista responsável pelo trabalho foi a doutora Marcia Brito que durante 2 anos estudou, nessa área, todas as características da árvore, da castanha, de seus produtos e sub-produtos.

Reserva Ecológica Retiro da Estância

Com área aproximada de 40,5 hectares é cortada pelo Córrego Capão Redondo (com suas águas cristalinas), o qual passa a chamar-se de Córrego Bom Jesus e é mantida a mais de 30 anos totalmente preservada.

Nesta Reserva é desenvolvido um trabalho de criação de gado (pequena escala), no cerrado preservado e com manejo diferenciado; não optando pelo lucro financeiro.

Nessa Reserva também é desenvolvido uma criação de abelhas mestiças (africanizadas) visando a polinização do cerrado regional e a produção artesanal de mel, própolis e pólen.

Por: Edson Paranhos