JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Dia Internacional da Animação

ACONTECE DIA 28 DE OUTUBRO TAMBÉM EM PIRENÓPOLIS

14/10/2011

Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em centenas de cidades do Brasil e em 30 países, como França, Rússia, Estados Unidos, Índia, Portugal, Egito e Austrália. Em Pirenópolis a mostra ocorre no Cine Pireneus, às 19h30, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Cine Clube Pireneus, Clube do Audiovisual e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como

principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados do país. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 30 países membros da ASIFA (http://asifa.net). Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostra infantil, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e também oficinas, debates, palestras e exposições.

“Recebemos um grande número de filmes de qualidade, o que com certeza, deu trabalho ao júri, composto por indicação dos membros da ABCA. Também é importante salientar que tivemos mais inscrições de filmes nacionais do que na última edição do DIA”, informa Fabiano Flores, Coordenador de Filmes e Mostras do evento.

A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP),

“O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da Corrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego” de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy” de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line” de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia), “Here Be Treasure” de Samuel Lewis (Austrália), “Magic Pot” de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party” de JO Joo-sang (Coréia do Sul). “Este ano passamos por diversos contratempos para a realização do Dia Internacional da Animação em virtude da dificuldade que o Brasil enfrenta para a captação de patrocínio a eventos culturais em nível nacional. Mas, felizmente, graças ao apoio de várias associações, entidades, cineclubes, produtores culturais, prefeituras e daqueles que de alguma forma enviaram seu apoio e solidariedade ao evento, conseguimos juntar forças para dar continuidade a essa já tradicional comemoração. Apesar do projeto estar inscrito na lei de incentivo a cultura, Lei Rounaet, nós não conseguimos captar nenhum centavo. Toda a equipe de produção nacional do evento trabalhou voluntariamente sem perder a animação até outubro deste ano, quando por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, conseguimos uma parcela dos recursos necessários, o que possibilitou a prensagem dos DVDs e envio para as cidades. Sem esta mobilização com certeza não seria possível realizar esta grande festa do cinema de animação brasileiro.” avalia Luciana Druzina, coordenadora do Dia Internacional da Animação.

Este ano, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no sitewww.diadanimacao.com.br.

“O evento une o Brasil de ponta a ponta passando a mesma programação de curtas-metragens de animação. Estamos disponibilizando cinco mostras de uma hora de duração cada, abrangendo adultos e crianças, sem esquecer da acessibilidade, trabalhando com pessoas portadoras de deficiência auditiva, visual, síndrome de Down e autismo. A expectativa para o evento é grande. Diariamente estamos recebendo programações recheadas de novidades de cada uma das cidades empolgadas com a proximidade do evento. Estamos muito felizes com a oitava edição do Dia Internacional da Animação”, revela Luciana Druzina.

Em Pirenópolis o evento acontecerá por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Cine Clube Pireneus e Clube do audiovisual, no Cine Pireneus às 19h30. Dentre as atrações, destaque para a Mostra Nacional e Internacional no dia 28. Antes do dia 28 haverá programação paralela com exibições voltadas para pessoas com necessidades especiais, promovida em parceria com a APAE Pirenópolis.

Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro

óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento contará em 2011 com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL - Centro de Produção de Legendas Soluções em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

Confira a programação paralela:

Mostra Infantil de Animação: Mostra de curtas-metragens de animação dedicada exclusivamente ao público infantil.

Mostra para pessoas com deficiência visual: Mostra especial com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. As mostras com audiodescrição também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo, pois esse recurso facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas, possibilitando o acesso a este tipo de atividade cultural.

Mostra para pessoas com deficiência auditiva: Mostra especial com legenda em português para pessoas com deficiência auditiva.

Mostra International Animation Day: Mostra de curtas-metragens brasileiros com legenda em inglês para intercâmbio e exibição nos mais de 30 países membros da ASIFA que comemoram o Dia Internacional da Animação. Entre os países participantes encontram-se: Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.