JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Expedição Fartura Gastronomia inicia sua quarta edição!

06/03/2015

Começa nesta sexta-feira (06/03) a primeira etapa da Expedição FARTURA Gastronomia, anteriormente conhecida como Expedição Brasil Gastronômico. A viagem passará por cinco estados, começando por Goiás. Ainda no mês de março, a equipe liderada por Rusty Marcellini, curador do projeto FARTURA e Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, seguirá para os estados do Tocantins (de 14 a 18) e Pará (de 19 a 26).

Saindo de Belo Horizonte, a expedição segue de carro para o primeiro destino (aproveitando para conhecer alguns lugares durante esse percurso). Além da cidade de Goiás, o roteiro inclui Goiânia, Pirenópolis e uma breve passagem por Mara Rosa onde eles irão visitar uma cooperativa de produtores de açafrão. Em Goiânia parte da viagem será acompanhada pelo chef Carlos Kristensen (eleito chef do ano em 2009, 2010, 2011 e 2013 pela Veja Porto Alegre), do Hashi Art Cusine. A equipe também visitará produtores de ingredientes típicos e vão poder acompanhar produções de chefs locais que utilizam esses produtos em suas receitas, como a gueroba (palmeira nativa), as frutas da região (empregadas na fabricação de sorvetes), baunilha do cerrado e o pequi muito comum na galinhada. Em Pirenópolis, o foco será o baru (fruto do cerrado), e a equipe deve acompanhar a extração, a quebra e o aproveitamento em pães, bolos e biscoitos em uma padaria local, a Trem do Cerrado.

Expedição
A expedição já percorreu nos três últimos anos mais de 17 estados brasileiros e 48 mil km: o objetivo é explorar todo o Brasil. Este ano o grupo passará por Goiás, Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão. E assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local. Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia.

Projeto FARTURA GASTRONOMIA
O material que resulta da Expedição FARTURA Gastronomia será apresentado ao publico em eventos por quatro cidades: Belo Horizonte, Tiradentes, Porto Alegre e Fortaleza. Além disso, esse material é distribuído em canais de comunicação como livros, filmes, programas de rádio e redes sociais. Dessa forma, o projeto procura valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.

EXPEDIÇÃO FARTURA GASTRONOMIA 2015:

6 a 14 de março: Goiás (Goiânia, Goiás, Pirenópolis e Mara Rosa)
GOIANA 7, 8 e 9 de março - chef convidado: CARLOS KRISTENSEN
14 a 18 de março: Tocantins (Palmas e arredores)
PALMAS 14, 15, 16 e 17 de março - chef convidado: RODRIGO OLIVEIRA
19 a 26 de março: Pará (Belém e Ilha de Marajó)
BELÉM 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de março - chef convidado: LIA QUINDERÉ