JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Conheça Pirenópolis - A cidade do Festival de Cultura

26-03-2015

Pirenópolis foi a primeira cidade a possuir obras sacras, a primeira biblioteca e o primeiro cinema do Estado. Destacou-se na música goiana, graças ao surgimento de grandes maestros, e também da imprensa de Goiás – nela foi impresso o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense.

Nasceu com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, fundada em 1727 pelo português minerador Manoel Rodrigues Tomar. Tornou-se vila em 1832, cidade em 1853, Pirenópolis em 1890.

Importante centro urbano dos séculos 18 e 19, com mineração de ouro, comércio e agricultura, ficou isolada durante grande parte do século 20 e foi redescoberta na década de 70, com a vinda da capital federal para o Brasil Central, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1989.

Pirenópolis conservou  tradições e manifestações culturais. Preservou seu patrimônio arquitetônico de belos casarões e igrejas do século 18,  e especialmente, sua hospitalidade e uma maneira de viver!Respira-se bem estar de cidade pequena quando se anda por ruas de pedras iluminadas por lampiões coloniais; quando se come da cozinha regional que guarda ingredientes e antigas receitas; quando se conhece a prosa cordial dos moradores.

Cidade onde se realiza o intercâmbio entre tradições, valores e jeito de ser que tão bem conservou com a diversidade cultural brasileira e mundial.

E é nessa cidade, localizada no coração do Brasil que será realizado o Festival de Cultura da Universidade Estadual de Goiás.