JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

"A vinda de turistas só têm aumentado, ano após ano"

Seu nome é Luís Carlos Basílio de Oliveira, mas prefere ser chamado de Natureza. De fato, seu estilo é mesmo natural. Recebeu-nos para uma entrevista na porta de sua casa, muito espontaneamente, sentado no banco que dá vista para a Rua Direita em Pirenópolis, bem no jeito interiorano de reunir amigos para uma boa conversa. Natureza é secretário interino de Turismo de Pirenópolis e também responde pelo Departamento de Comunicação da cidade. Acumula experiência desde 1983 na administração do turismo. A secretaria centraliza suas ações no Centro de Atendimento de Turistas de Pirenópolis (CAT), localizado na Rua do Bonfim. Natureza reclama da infra-estrutura de trabalho: "Não possuímos fax, nem Internet, o que torna muito difícil a disseminação de informações". No sábado, 17, ele concedeu ao Portal de Pirenópolis a entrevista a seguir:

Quais são as principais ações encabeçadas pela Secretaria de Turismo em Pirenópolis?

Natureza: No país, são poucos os municípios que adotam o Programa Nacional de Municipalização do Turismo. Em Pirenópolis, adotamos de 2005/2007o GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados), em parceria com uma série de entidades, entre elas o Sebrae, Trade, Sectur, ACVP, Senac, ABIH e outras. A proposta desse programa é aumentar em 15% a vinda de turistas à Pirenópolis nos períodos de baixa temporada até o ano de 2007.

Os turistas reclamam dos preços praticados na cidade. O que tem sido feito nesse sentido?
Natureza: O que a gente têm feito é sensibilizar os empresários do setor a cobrarem preços mais acessíveis na hospedagem. É certo que temos pousadas charmosas, muitas atrações na cidade, etc., mas uma viagem à Caldas Novas, por exemplo, sai mais em conta. De todo modo, a vinda de turistas à cidade só têm aumentado, ano após ano. Há 20 anos atrás, a cidade tinha cerca de 40 pousadas e hoje temos aproximadamente 100 pousadas. Se compararmos com Anápolis, temos uma população menor e, no entanto, uma oferta maior de hospedagem.

Sobre a Cidade de Pedras: como está a situação da área e quando os turistas poderão visitá-la?
Natureza: A Cidade de Pedras foi redescoberta. Em 1871, um médico naturalista francês François Henry Trigant des Genettes descobriu a região, mas isso não teve muita importância na época. A área ainda está em litígio e um dos proprietários está reivindicando o direito de posse de parte das terras. A Agência Ambiental visitou a e fez um relatório no qual consta a necessidade de transformar a região num monumento, isto é, uma unidade de conservação do monumento natural de Pirenópolis. Em audiência pública, logo após a redescoberta, foi decidida a realização de um Plano de Manejo para viabilizar a visitação da área por turistas.

Muitos procuram informações sobre a Cidade de Pedras, querem visitá-la, mas o desconhecimento das características da área oferece muito risco. Um fotógrafo ficou perdido por várias horas na região. Além disso, o tipo de formação rochosa é frágil e pode desabar só de encostar. Só após um estudo criterioso o lugar deverá ser aberto.

Que projetos culturais estão sendo desenvolvidos para atrair turistas na cidade?
Natureza: Estamos com um projeto para realizar o primeiro festival de Jazz de Pirenópolis já com data marcada para julho de 2006. E em março realizaremos, também, o Salão de Turismo e Negócios, e a l Expo Jóias de Pirenópolis.

O que você achou da iniciativa do Portal de Pirenópolis?
Natureza: Acho a idéia muito interessante, a cidade precisa de um canal de informações. A Secretaria de Turismo recebe muitas ligações, com pessoas de toda parte do país perguntando sobre o artesanato, as atrações turísticas, a Cidade de Pedras... infelizmente a secretaria não possui uma infra-estrutura de qualidade para poder dar conta dessas demandas. Não temos fax, nem Internet.