JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Patrimônio Histórico Abandonado

(15-12-2013)

Iluminação Pública em Abandono


Por Edson Newton Paranhos

De Quem é a Responsabilidade?

Os anos passam e o Patrimônio Histórico continua sendo penalizado.
A reportagem abaixo foi feita em 2011, depois repetida no final de 2012 de lá para o final de 2013 a manutenção das luminárias do Centro Histórico estão ainda pior. Atualmente já começam a entrar em estado de extinção.

A grande maioria necessita de reparos pois boa parte está em estado de corrosão, enferrujadas exatamente por falta de pintura.

Acontece que os responsáveis pela conservação e manutenção das luminárias descobriram uma maneira mais fácil de resolver o problema. Estão simplesmente descartando as luminárias no lixo.

Em alguns casos como o poste defronte à casa da foto (que não existe mais), ao lado da Ponte de Pedra, os restos foram cortados e tapados com pedras de calçamento e nem se percebe que existia uma luminária naquele local, a não ser pela escuridão nas noites.

Já na Rua do Bonfim n*26 de fronte ao comércio chamado "Shopping Ver de Novo", onde funciona a Central de Reservas, os responsáveis preferiram também arrancá-las totalmente do que restaurar, basta ver as fotos publicadas logo abaixo.

Esses são apenas dois exemplos gritantes da situação, pois se andarmos nas ruas do Centro Histórico poderemos perceber a distância entre as luminárias, elas não são equanimes como deveriam ser. Em muitos lugares podemos perceber as falhas entre umas e outras.

Cidadãos já entraram em contato com a prefeitura e até mesmo com o IPHAN mas as providências não são tomadas.

Patrimônio Histórico Abandonado
Por: Edson Newton Paranhos (Texto publicado em 2012)

Decadência de um Patrimônio
O texto localizado abaixo das fotos foi postado em fevereiro de 2011 e daquele momento para cá as coisas foram de mal a pior.

Fizemos algumas fotos atuais da situação que se encontram as luminárias coloniais de Pirenópolis, no intuito de sensibilizar as autoridades locais e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que alguma medida de conservação das luminárias do Centro Histórico sejam tomadas; sendo que a quantidade de postes quebrados, amassados e destruidos são muito maiores do que os mostrados nas fotos.

Na verdade bastam pequenas manutenções, que deveriam ser periódicas como pintura, troca de lâmpadas, pequenos acertos elétricos, enfim, um mínimo de vontade política para que não percamos tão expressivo acervo.
Veja abaixo alguns dos descasos que tivemos a oportunidade de registrar:

Igreja Matriz
Beco do João Basílio
Campinho de Areia (perto da Ponte)
Beco do Sapo
Rua Pireneus
Rua Direiita (Cinema)
Mercado Municipal
Rua do Lazer

Texto publicado em fevereiro de 2011

As luminárias, um dos ícones mais apreciados por todos os moradores e visitantes estão à caminho da extinção. Em todas as ruas, becos e ruelas do Centro Histórico o abandono fica muito claro.

Um investimento de milhões de reais para tornar a cidade um Patrimônio Histórico Nacional está sendo jogado ao lixo. As autoridades locais permanecem caladas e sem ação, e os secretários responsáveis pela manutenção não dão a mínima atenção às ocorrências.

Os moradores e comerciantes que estão em contato direto com os visitantes ouvem o tempo todo as críticas ao descaso que presenciam, e nós os moradores sentimo-nos desanimados e envergonhados pela situação, na esperança que as autoridades se sensibilizem com a grande e eminente perda.

Fotos: Edson Paranhos