JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Pirenópolis... Cidade Indutora do Turismo no Brasil?

(22-04-2014)

Por: Edson Paranhos
Abandono e Descaso com a Menina dos Olhos de Goiás

A então Ministra do Turismo Marta Suplicy, divulgou em agosto de 2007 a relação das 65 cidades brasileiras escolhidas como “destinos indutores” do desenvolvimento turístico regional.

Os municípios, de todos os estados da federação, foram escolhidos a partir de análise feita pelo Programa de Regionalização do Turismo que os governos federal e estaduais consideraram em estágio avançado de organização.

Pirenópolis como todos sabemos foi uma das selecionadas. Acontece que no ano de 2007 a cidade estava realmente bem adiantada em termos de organização do turismo para ter sido escolhida, mas com 7(sete) anos de quase completo abandono pelas autoridades responsáveis pela administração, a cidade passa por mais um "feriadão" da Semana Santa que também ficará marcado pelos abusos em todos os sentidos.

Sujeira, mal odor, tráfico de drogas, comércio informal, apagões da rede elétrica, furtos, roubos e assaltos, brigas, tiros, falta de água nos bairros, buracos nas ruas e impunidade absoluta dos vandalos que aqui acampam, além de uma estrutura de segurança pública falida.

O trânsito totalmente sufocado, a desobediência dos motoristas em relação aos pedestres, às placas de sinalização e a total falta de policiamento no Centro Histórico, deixou os visitantes boqueabertos com a bagunça e o descaso generalizado.

Famílias que vieram à procura de descanso passaram noites em claro de tão alto que estavam os sons que cruzavam a cidade vindos de muitas diferentes "festas" realizadas por todos os lados... enfim, uma falta de organização pouco vista em cidades turísticas como Pirenópolis.

A Secretaria Municipal de Turismo, a Agência Estadual de Turismo e o Ministério do Turismo deveriam estar atentos para com essa cidade que é a "Menina dos Olhos de Goiás" terra natal da primeira dama do Estado, além de ser o mais próximo e importante polo turístico da Capital Federal.

Pirenópolis, berço da cultura goiana é uma das cidades mais importantes do Estado de Goiás, distante apenas 140 km de Brasília, 120 km de Goiania e 70 de Anapolis, não esquecendo do fato de já estarmos nos meses que antecedem o maior evento desportivo do planeta, a Copa do Mundo.

A Copa, que é um evento de grande porte de nível internacional, e ainda levando em consideração que num raio de 200 km existem mais de 5.000.000 (cinco milhões) de habitantes sedentos por um polo turistico de boa qualidade, algo deve ser feito para que acontecimentos tristes e negativos como os vivenciados na semana da páscoa e em feriados prolongados não se repitam com tanta frequência como temos visto.