JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Campanha de Proteção ao Meio Ambiente

02/05/2009

Para atingir seus objetivos a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental propõe um Programa de Educação Ambiental Integral que visa interligar as Secretarias de Educação, do Meio Ambiente, da Mulher e Promoção Social, de Turismo, de Cultura, da Agricultura e de Saúde.

É necessário a integração e a colaboração entre essas áreas para sensibilizar, educar e conscientizar os cidadãos sobre seus deveres. Só assim, é possível evitar maiores impactos ao meio ambiente.

Com o apoio das secretarias acima mencionadas, o Programa de Educação Ambiental Integral tem como objetivo desenvolver campanhas e projetos ao longo da atual gestão municipal:

* Campanha de Sensibilização e Mobilização

Envolver toda a comunidade com um trabalho de sensibilização sobre a urgência do cuidado com meio ambiente. Sensibilizar crianças em idade escolar por meio de palestras, projetos, oficinas e passeios, visitas a atrativos na natureza; sensibilização os demais cidadãos da comunidade através de campanhas e eventos.

* Campanha: “Pirenópolis, onde cada gota d’água é importante”

- Conscientização da população e dos visitantes (turistas) sobre a importância dos recursos hídricos em geral e onde estamos situados no contexto hidrográfico local e nacional.

- Educação dos cidadãos sobre a utilização dos recursos hídricos de forma consciente e econômica evitando o desperdício e a sujeira.

- Conscientização dos cidadãos sobre a preservação das nascentes de água da região evitando atividades agro-pecuárias e outras que venham a poluir nossas nascentes.

* Campanha Soluções para o Lixo

Em parceria com o DSU (departamento de serviços urbanos) vamos informar e educar a comunidade local e flutuante sobre sua responsabilidade na criação e manuseio do lixo. Dentre os projetos estão:

- Reciclagem: instalação de uma planta de reciclagem de lixo em nosso município;

- Lidando com o Lixo Doméstico e Comunitário: conscientização da população e dos visitantes (turistas) sobre a sua participação na criação de soluções para o problema “Lixo”: de onde veio, como é utilizado, e para onde vai?

- Coleta Seletiva: instalação de containers na cidade para coleta seletiva: resíduos não utilizáveis, resíduos orgânicos e materiais recicláveis. Diminuição da quantidade de resíduos descartáveis.

- Compostagem: Instruindo a população sobre compostagens do lixo orgânico doméstico e comunitário.

- Resíduos: criar alternativas para os resíduos industriais e hospitalares.

* Campanha Cerrado Vivo

Informar a comunidade e turistas sobre a importância do bioma Cerrado no contexto mundial e o que podemos fazer individualmente para contribuir para a preservação desta rica biodiversidade.

* Campanha Agropecuária para a Sobrevivência de Todos

Conscientizar a população sobre os efeitos da agropecuária no meio ambiente.

* Campanha Educação Alimentar: Saude é uma Opção Pessoal

Programa de educação alimentar. Comer produtos frescos, plantados localmente que dispensam embalagens, fertilizantes agrotóxicos, transportes, remédios e dinheiro.

- Instruir a população de como manter hortas e pomares sustentáveis nos seus quintais

- Educar a população sobre medidas sanitárias para evitar doenças e epidemias.

Fonte: PMP