JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

I Expo Joias de Pirenópolis

 

03/05/2014

No final da década de 70 para o início dos anos oitenta, o pioneiro do “Grupo Terra Nostra” (Associação Cooperativista Rural Terra Nostra, hoje extinta) a saber Edson Newton Paranhos, atual proprietário da Galleria Shop, chega a Pirenópolis com o conhecimento da arte em joalharia.

Influenciado por diversas culturas, Paranhos passou os conhecimentos adquiridos em diversos países e diversas etnias aos artesãos que assimilaram variadas técnicas e passaram a produzir joias em prata, que imediatamente foram reconhecidas por sua singularidade em estilo e beleza, transformando Pirenópolis em referência para as joias de Prata e Pedras no Brasil.

Atualmente os trabalhos de cerca de 300 artesãos podem ser apreciados em diversas lojas na histórica cidade, e apresentam os mais variados estilos, montadas com pedras preciosas de grande valor e beleza, como ametistas, topázios, turmalinas, esmeraldas, águas–marinhas dentre outras.

Conhecidas como “Estilo Pirenópolis” as joias artesanais ganharam o mundo e foram divulgadas em vários países, como os Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Suíça, Espanha entre outros, por meio do intenso turismo da cidade e de exposições de joias, onde as peças tiveram ótima aceitação de mercado.

O Estado de Goiás é um grande produtor de gemas, juntando-se a potencialidade das reservas minerais, um grande número de artesãos vivem da fabricação de joias em prata com pedras naturais.

A I Expo Joias de Pirenópolis trará boas condições para melhor estruturar esse setor, dando maior visibilidade, criando ótimas oportunidades de negócios, posicionando a Prata de Pirenópolis como produto tipicamente goiano e altamente requisitado para exportação.

Assim sendo, será realizada no Salão Paroquial da cidade, entre os dias 19 e 22 de Junho, a 1ª Exposição de Joias de Pirenópolis que coincidirá com o feriado de Corpus Christi.

Todas as joias que serão expostas na Expo são confeccionadas em ateliês da cidade e totalmente feitas artesanalmente, o que é mais um marco importantíssimo para o evento.

Fonte: I Expo Joias de Pirenopolis e pirenopolis.com.br
Foto: Anel de água-marinha + rubis confeccionado na oficina da Galleria Shop