JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Paraitinga ? SP será restaurada com a presença de Sérgio Galeão

(24-02-2010)

Paraitinga – SP será restaurada com a presença de Sérgio Galeão
Por: Camilla Lelis


José Xaides de Sampaio Alves – professor de Urbanismo e Planejamento da Unesp - participou de um grupo interdisciplinar que propôs, na semana passada, desenvolver em Paraitinga ações em suas respectivas áreas. “Não é um trabalho com viés acadêmico, mas com certeza pode gerar um resultado científico.” Na equipe há professores da área de saúde, principalmente psiquiatras e psicólogos; especialistas de engenharia hidráulica, preocupados com a contenção de enchentes na cidade; e a presença do arquiteto Sérgio Galeão.

“Ao mesmo tempo, tudo isso é cal, pedras, tijolos e valores culturais”, afirma Galeão que levou a Paraitinga a experiência vivida como chefe do escritório técnico do Iphan em Pirenópolis, onde a Igreja Matriz foi integralmente reconstruída depois de consumida por um incêndio em 2002. Esta é a mais tradicional igreja católica estado de Goiás, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos pirenopolinos.

O incêndio, ao despir todo o sistema construtivo, revelou a fortaleza daquelas verdadeiras muralhas de barro assentadas sobre cantaria de pedra que, a despeito dos quase 300 anos de história e das altíssimas temperaturas durante horas de fogo, se mantiveram em pé e firmes. O Canteiro Aberto, exposição montada no interior do templo, permitiu que os moradores de Pirenópolis e visitantes pudessem acompanhar o processo de restauração iniciado em 2003, sendo reinaugurada em 30 de março de 2006.

Assim como em Goiás, o foco principal dos especialistas em Paraitinga são igrejas: a da Matriz, do século 19, e a capela de Nossa Senhora das Mercês, do século 18. Técnicas de arqueologia estão sendo aplicadas no trabalho: lonas protegem pedaços de forro e vigas de madeira que ainda não foram retiradas dos escombros. Todo o material será peneirado. Apenas cacos de telhas e lama vão ser descartados.