JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

VIII Festival Gastronômico de Pirenópolis

 

22/05/2013

O já consagrado Festival Gastronômico de Pirenópolis chega à sua oitava edição no final deste mês. De 23 a 26 de maio a cidade se tornará a capital da gastronomia no Estado, reunindo chefs renomados de várias regiões do Brasil. Será realizada também a 2ª Festa do Vinho de Pirenópolis, além de vasta programação paralela. Os eventos serão concentrados no Cine Pireneus e no anexo ao cinema.

Um coquetel com aula-show vai abrir o festival. Durante o festival serão realizadas várias aulas-shows. Os chefs convidados são Roberta Sudbrack, Erick Jacquin, Renato Lobato, Danilo Simões, Wiliam Mateus, Emmanuel Ruz, Simon Lau, Fernando Hanna, André Barros, Ivo Faria, Paula Labaki, Dani Andrade, Marco Túlio Abras, Don Fabrizio, Edinho Engel, William Chen Yen, Tatiana Mendes, Humberto Marra e Emiliana Azambuja, Ian Baiocchi, Beth Alves, Mariana Rodrigues, Junior Lelis e Tati Barros.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Turístico da Goiás Turismo e coordenador do festival, Ricardo Trick, um destaque desta edição do evento é a Feira Gastronômica do Cerrado. “Vamos valorizar os produtores locais, principalmente a comunidade de Caxambu, distrito de Pirenópolis”, afirma. Produtos característicos do Cerrado serão oferecidos ao público, como rapadura, doces cristalizados, conservas, condimentos, geleias, pimentas, mudas de ervas aromáticas – como manjericão, alecrim, coentro, dentre outros.

No mesmo espaço da feira será montado um café gourmet, onde serão servidos petiscos, quitutes, cafés e cervejas especiais. Os chefs convidados do festival irão preparar sobremesas para servir no café gourmet. A iniciativa tem apoio da Associação Goiana dos Profissionais e Estudantes de Cozinha (Agpec).

Uma exposição fotográfica com enfoque na gastronomia tomará conta das paredes do Cine Pirineus. Os fotógrafos Flávio Isaac, Silvio Quirino e Eliane Castro são os responsáveis pela mostra.

Um ponto alto do festival será a participação do maior especialista em café do Brasil. O paulista Ensei Neto vai comandar o Tributo ao Café, no Cine Pirineus, que vai contar com um seminário sobre o tema com degustação de vários tipos de café. Está prevista a preparação de um prato bem diferente, o risoto de café. Outra atividade comandada com Ensei Neto vai ligar café e cachaça. Ele vai dividir espaço com Maurício Maia, um dos principais especialistas em cachaça do País.

Apresentações musicais vão movimentar a cidade durante o festival. A programação será divulgada em breve.