JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

3º SLOW FILME de 13 a 16 de Setembro

 

31/08/2012

O Festival preparou para 2012 uma programação feita de grandes filmes nas telas e degustações

*Primeira exibição no Brasil de MUGARITZ B.S.O., documentário que registra a musicalização de receitas do premiado restaurante espanhol

*Parceria com Academia Barilla, da Itália, traz curtas inéditos e premiados

*Novo filme de Ermano Olmi sobre a tradição de viticultores da região noroeste da Itália

*Exibição do documentário Quilombo, de Vladimir Carvalho, realizado em 1974, que será relançado em DVD ainda em 2012

*Títulos como o premiado Focaccia Blues e Comendo o Alasca, que aliam bom humor a histórias reais

*Exibição do premiado documentário A Estrada Real da Cachaça, de Pedro Urano, com degustação da bebida ao final da sessão

* Palestra do especialista espanhol Ricardo Rojas Priego sobre o tradicional jamón Pata Negra e degustação do produto. Harmonização com vinhos de Castilla la Mancha, no Restaurante Monserrat


SLOW FILME é um festival diferente de todos os que existem no Brasil. Além de exibir filmes de grande qualidade estética, tem por objetivo afirmar princípios como o da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente e do resgate cultural. O evento é inspirado no Slow Food on Film, festival realizado em Bologna, na Itália, reunindo produções de todo o mundo, que tratam de temas ligados aos conceitos do Slow Food. Segundo o movimento, o alimento deve ser bom, limpo e justo - bom no sabor, limpo na forma de cultivar (sem prejudicar a saúde, o meio ambiente ou os animais) e justo no retorno dado aos produtores por seu trabalho. Para o movimento Slow Food, é preciso defender a herança culinária, as tradições e culturas. Fazer uma conexão entre o prato e o planeta.

A terceira edição do SLOW FILME – Festival Internacional de Cinema e Alimentção vai ser uma festa de imagens e sabores, com direito a primeiras exibições de filmes no Brasil, degustações, palestras e muito mais. De 13 a 16 de setembro, na pequena cidade de Pirenópolis, em Goiás, o festival apresentará uma programação cinematográfica que inclui a estreia brasileira de Mugaritz B.S.O., sobre o celebrado restaurante espanhol, dos filmes da Academia Barilla, da Itália, do novo documentário do consagrado Ermano Olmi, dos premiados Focaccia Blues e A Estrada Real da Cachaça e de mais uma lista de títulos que prometem evidenciar o caráter único do SLOW FILME no continente sul-americano.

O evento abre no dia 13, às 19h, com a exibição do documentário alemão O Sabor do Desperdício, acompanhada de palestra do produtor rural e deputado distrital Joe Valle, pioneiro na agricultura orgânica no Distrito Federal.

Durante quatro dias, de quinta a domingo, serão exibidos, no Cine Pireneus, 20 títulos produzidos em vários países, sob curadoria do cineasta e crítico Sérgio Moriconi, sempre com entrada franca. E o público ainda terá oportunidade de ver, em primeira mão, um dos mais importantes documentários do cineasta Vladimir Carvalho, Quilombo, filmado em 1974. O curta registra o cotidiano da Comunidade Quilombola do Mesquita, criada há 200 anos, próximo à cidade de Luziânia, e que tem no marmelo sua principal e mais tradicional fonte de recursos. Quilombo será brevemente relançado em DVD, numa caixa contendo outros títulos do diretor. A exibição do curta, marcada para as 15h de sexta-feira, dia 14 de setembro, contará com a presença do documentarista Vladimir Carvalho, da representante da Quilombola do Mesquita, Sandra Pereira Braga, e de mais 20 membros da comunidade. A comunidade recebe apoio do movimento Slow Food no Brasil.

SLOW FILME tem patrocínio da PETROBRAS. Conta com o apoio da Prefeitura de Pirenópolis, do Convivium Slow Food Pirenópolis, do projeto Brasília Sustentável, das Embaixadas da França e Espanha, Instituto Cervantes e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.