JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

VII Festival Gastronômico

16/07/2012

O Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis tem como tema a sustentabilidade, que será mostrada por meio da valorização dos alimentos produzidos de forma responsável, em termos socioambientais, como os orgânicos ou naturais, e também do aproveitamento de subprodutos.

O evento pretende estimular a utilização das frutas e especiarias do cerrado como forma de promover a conscientização do público sobre a riqueza de recursos naturais e a importância da preservação do bioma.

Turismo
Outro objetivo dos dois festivais é dinamizar a produção associada ao turismo no município, valorizando e promovendo a gastronomia, os produtos orgânicos, os produtos alimentícios manufaturados e a cultura da região.

Os estabelecimentos que participam do Festival Gastronômico estão divididos entre aqueles com chef da casa e aqueles com chef convidado. Nos restaurantes com chefs convidados, os profissionais vão preparar pratos finos, utilizando pelo menos um dos ingredientes típicos do cerrado, como baru, pequi, cagaita e guariroba.

Os restaurantes que trabalharão com chefs da casa vão preparar, cada um ao seu modo, um prato novo da culinária goiana, com apresentação diferenciada para ser lançado durante o festival. Já os restaurantes de comidas típicas vão caprichar no cardápio do almoço, para encantar quem for experimentar todas as possibilidades de sabores da região dos Pirineus.

Piquenique Gourmet
Atividade inédita do festival, o Piquenique Gourmet será realizado na área conhecida na cidade como Beira Rio, às margens do Rio das Almas. Os participantes receberão uma matula composta por uma seleção de pães, tortas salgadas e doces, frios, salgados e petitfours.

Seguindo o preceito da sustentabilidade, durante os quatro dias do festival, será realizado o projeto Pirilimpo, que tem como objetivo a gestão eficaz do lixo gerado durante o evento. Para isso, serão contratados catadores da cidade que, devidamente uniformizados, promoverão a limpeza das principais ruas do Centro Histórico.

Oficinas
As oficinas do festival estão divididas em três categorias distintas: oficinas acadêmicas, profissionais e para as merendeiras. As acadêmicas têm caráter educativo e serão comandadas por chefes convidados. Elas têm por objetivo o desenvolvimento intelectual e cultural, a ampliação do conhecimento, técnicas e procedimentos em cozinha de alunos e professores, dentro do contexto curricular dos cursos.

As oficinas profissionais serão realizadas nas cozinhas dos restaurantes parceiros do evento e envolvem temas como serviço de maître, dimensionamento de cardápios, arrumação de mesas, apresentação de pratos, preparo de molhos, saladas e massas, programa alimento seguro, entre outros.

Outra iniciativa inédita do Festival Gastronômico é a realização da oficina Tributo ao Chocolate, no domingo (12), às 9h30, no Solar da Aldeia, na Praça da Matriz, com Diego Badaró e Diego Lozano, considerados dois dos maiores chocolatiers do Brasil.

Durante os eventos, serão montados dois palcos, sendo um na Rua do Lazer, principal ponto gastronômico de Pirenópolis, e outro na Ponte de Pedra, este último para shows locais. No palco principal se apresentarão na sexta-feira Yamandú Costa e Rogério Caetano, no sábado os grupos The Not Yet Famous Blues Band e Sonora Tropicante e, no domingo, a cantora Ana Cañas.

Paralelamente ao Festival Gastronômico e Cultural, será realizada a 1ª Festa do Vinho de Pirenópolis. Na ocasião, os participantes poderão participar de degustações promovidas por sommeliers do Brasil e instituições. Também será a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção das vinícolas locais, com visitas aos estabelecimentos da região.

Restaurantes participantes do festival
1) Alecrim – casa das panelinhas
2) Aravinda bar e restaurante
3) Beco da lua
4) Boca do forno
5) Casinha do brizola
6) Centro caraívas
7) Confraria do boxexa
8) Deli deli
9) Divina pousada
10) Dona cida
11) Empório cerrado
12) Espaço eco
13) Imperium gastronomia
14) Maiale empório e restaurante
15) Mangiare
16) Nena restaurante
17) Pedreiras
18) Piqui de piri
19) Seo rosa
20) Tia rosinha delicatessen
21) Tilapa
22) Trilha zen
23) Trotamundus
24) Venda do bento
25) Villa do comendador