JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Cavalhadas de 27 a 29 de Maio

 

09/05/2012

A Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis acontece entre os dias 18 a 29 de maio de 2012, conhecida pelas Cavalhadas – representação da batalha entre mouros e cristãos – e pelos mascarados ou “curucucús” representando o povo através de sua espontaneidade, onde tudo é permitido, menos revelar seus rostos.

As celebrações contam com a figura do “Imperador do Divino” que é o principal responsável pela realização dos festejos. Em sua casa devem ser servido com fartura cafés e quitandas. Durante vários dias, acontecem, missas, procissões, folias, catiras, congadas, cortejos, queima de fogos, banda de couro e encerra com as tradicionais Cavalhadas.

As Cavalhadas é uma tradição que mobiliza e emociona a população de Pirenópolis, desde 1819, data do primeiro registro na lista local de imperadores. É considerada uma das mais expressivas celebrações do Espírito Santo no País, especialmente pelo grande número de rituais, personagens e componentes, como os mascarados e a batalha de mouros e cristãos, que começam no domingo de Pentecostes dia 27 e vão até terça-feira à noite dia 29, quando rezam ao Divino e descarregam as armas, encerrando o Império.