JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Marconi recebe homenagem da Banda Phoenix de Pirenópolis

20-12-2016

Governador anunciou recursos mensais para manutenção da grupo e garantiu que o governo do Estado colaborará financeiramente na construção da sede da banda

000.jpg
O governador Marconi Perillo e Primeira Dama-Valéria Perillo foram os homenageados do tradicional recital de fim de ano da Banda Phoenix de Pirenópolis, que existe desde 1893. Nesta sexta-feira, às 20 horas, em solenidade no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, o casal recebeu das mãos do prefeito Nivaldo Melo a Comenda Matutina Meiapontense, a mais alta condecoração do município, pelo apoio que o governo estadual dá à manutenção das tradições culturais da cidade.

O governador e a primeira-dama também receberam das mãos do diretor-presidente da Banda, Eudes de Pina, certificados de reconhecimento pelo apoio à continuidade da histórica filarmônica.

Ao agradecer a homenagem, Marconi assinalou que pode dizer que é uma “pessoa feliz”. Lembrou que ontem (quinta-feira) esteve na Cidade de Goiás entregando a reforma do Mercado Municipal, dentro das comemorações dos 15 anos de conquista do título de Patrimônio Mundial. No dia seguinte, recebe homenagem em Pirenópolis, “a mais bela das joias coloniais do Brasil, cidade encantadora”.

Ele anunciou recursos mensais para manutenção da Banda. Também garantiu que o Governo do Estado colaborará financeiramente na construção da sede da Banda Phoenix. Também se comprometeu e garantiu que, junto à banda, seja edificada uma escola musical, nos moldes do Centro Cultural Gustav Ritter, em Goiânia.

Na solenidade, foi entregue o memorial descritivo e o projeto arquitetônico para construção da primeira sede oficial da banda. A construção terá o acompanhamento de técnicos do Iphan.

A primeira-dama Valéria Perillo, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), disse que ter um trabalho reconhecido é muito bom, mais ainda quando isso ocorre na terra natal. “Sou pirenopolina, amo minha cidade, tenho orgulho das nossas tradições”, afirmou, referindo-se às heranças culturais da cidade, como as Cavalhadas. Valéria se lembrou também do tempo em que pertenceu ao grupo As Pastorinhas, uma das joias de cultura da “cidade das pedras”.

Com apoio do governo do Estado, a Banda Phoenix adquiriu novos instrumentos, reformou outros, adquiriu uniforme novo e ainda criou uma logomarca oficial. O desafio agora, além da nova sede, é a criação de uma escola musical. “Preocupamos muito com a continuidade da banda”, afirmou o diretor Eudes de Pina, para quem o empenho pessoal do governador tem sido fundamental para a manutenção das tradições culturais pirenopolinas, hoje um dos principais destinos turísticos do Estado.

Também o chefe de gabinete do governador, Frederico Jayme, recebeu homenagem da banda. O evento contou com a participação ainda do prefeito eleito João do Léo e de integrantes da comunidade local. No recital, a banda executou clássicos da MPB e até o tema do filme The Superman.

Foto: Humberto Silva/ Gabinete de Imprensa
Fonte: jornal opção