JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Conheça a Festa do Doce de Lagolandia

 Editado em 18/07/2019  ... A festa do doce de Lagolândia, é o resultado das memórias da Líder messiânica,

A festa do doce de Lagolândia, é o resultado das memórias da Líder messiânica, a guerreira Benedita Cripriano Gomes, mais conhecida como “madrinha Dica”, fundadora do povoado, que está a 35km do município de Pirenópolis.
A festa é em homenagem ao Divino Espirito Santo, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, homenageado como padroeiro da festa. Segundo as tradições, o doce não pode ser comprado, com o espírito da fraternidade os ingredientes são doados e produzidos por todos da comunidade. A festa movimenta o turismo local, pessoas de cidades vizinhas e de outros estados chegam para festejar. A parte religiosa conta com as rezas, os com terços cantados e logo após da celebração é servido comida tradicional caipira, logo após, os doces são apresentados e oferecidos ao povo.

 Gastronomia 

As quitandeiras da região seguem à risca receitas dos antepassados, e se reúnem às cinco da manhã na casa da madrinha Dica, localizada na praça central de Lagolândia.

Os fornos são aquecidos com lenhas e depois varridos as cinzas, para assim receber o mané pelado, como termômetro para receber o famoso biscoito de queijo, petas, também conhecidas como “pipoquinha”, e as roscas.
Nos tachos de cobres, são feitos uma variedade de doces, desde figo, leite, casca de laranja, pau de mamão, abobora, goiaba, banana, batata doce, mamão e queijadinhas.

Quando ocorre

Acontece no final de semana do dia 19,20, e 21 de julho de 2019. A preparação da festa já está acontecendo desde o início do mês, logo após a folia de São João, com novenas, leilões, catiras, e claro, o preparo dos doces.

Onde:

Povoado de Lagolandia, município de Pirenópolis (35 KM)

Como Chegar:

Saída do aeroporto, sentido Goianésia, 7 km após o povoado de Placas.

A preparação da festa já está acontecendo desde o início do mês, logo após a folia de São João, com novenas, leilões, catiras, e claro, o preparo dos doces.

Venha conhecer este povoado, adocicar e encantar com a magia da fé.