JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Caverna Gruta dos Ecos é opção de passeio para turista em Pirenópolis

O Município de Cocalzinho de Goiás a aproximadamente 40 km do centro de Pirenópolis abriga a Grutas dos Ecos, local de suma importãncia no quadro espeleológico mundial já que não se conhece outra caverna de dimensões comparaveis em termos de litologia (micaxistos e quartzitos), o que explica a ausência de espeleotemas.

Suas formações rochosas, seus salões e galerias maravilham e assustam estudiosos e turistas.Infelizmente por uso indevido da comunidade, o local foi interditado pelo Ibama, até que seja elaborado um plano de manejo.

O primeiro impacto é a entrada: possui descida de 142 metros de profundidade. Com 1.380 metros de desenvolvimento, a gruta abriga o Lago dos Ecos, o maior lago subterrâneo da América do Sul, que tem cerca de 300 metros por 50 metros de largura, profundidade que varia de 10 a 15 metros e águas cristalinasde uma beleza que impressiona a todos os que a conhecem.

A gruta foi descoberta em março de 1975. Sua exploração e mapeamento topográfico se estenderam por cinco anos. O local possui varios compartimentos como o Salão de Entrada, o Salão das Nuvens, a Galeria Açu, a Galeria Mirim, a Galeria do Lago e o salão dos Morcegos, também conhecido como o Salão das Catacumbas.

A existência de blocos ecorregadios, que formam grandes obstáculos à passagem, demonstram que a região pode ter sido o fundo do mar, em época distante.