JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

CD e livro com obras do século XIX são lançados em Pirenópolis

23/09/2006

 A Agência Goiana de Cultura (Agepel), em parceria com a Sociedade Goiana de Música (SGM) e o Centro Federal de Educação e Tecnologia de Goiás (Cefet) realizam, neste domingo, 24 de setembro, às 10 horas, no hall do Cine Pireneus, em Pirenópolis, o lançamento do CDDanças de Outros Tempos, com pesquisa e direção musical de Marshal Gaioso e gravado pela Banda Sinfônica do Cefet.
Acompanha o CD o livro Danças para Banda, organizado por Marshal Gaioso. O lançamento acontece simultaneamente com a apresentação da Banda Sinfônica do Cefet, dentro da programação do VII Canto da Primavera. 

 Na mesma oportunidade, a Sociedade Goiana de Música homenageia o maestro da Orquestra de Câmara Goyazes, Alessandro Borgomanero, e o pioneiro Sebastião Pompeu de Pina, de Pirenópolis, pela contribuição para o desenvolvimento e divulgação da música e da cultura em Goiás. 

 Com o selo do Instituto Centro-Brasileiro de Cultura (ICBC), ambas as obras em lançamento — disco e livro — reúnem peças que compõem o acervo musical do maestro Balthasar de Freitas (1870-1936), de Jaraguá. Trata-se de mais um projeto cultural beneficiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura — Lei Goyazes, por meio da Agepel. 

 Balthasar de Freitas foi um maestro de grande atuação em Goiás, destacando-se no cenário musical da cidade de Jaraguá. Não só produziu considerável número de manuscritos musicais como também herdou um valiosíssimo acervo, acumulado durante anos por músicos de outras gerações, boa parte deles pertencentes à família Freitas.


Fonte: Agepel