JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Restauração da Casa de Câmara e antiga Cadeia

 

(01-04-2007)

Pirenópolis recebeu a Casa de Câmara e Cadeia totalmente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que investiu R$ 242 mil na revitalização do prédio, agora transformado em espaço cultural.

A solenidade de entrega das obras foi realizada, às 19 horas do dia 27 do corrente mês com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e do prefeito da cidade, Rogério Figueiredo. Para assinalar a reabertura do imóvel, houve a inauguração da mostra fotográfica Detalhe, de Marco Antônio Galvão, e apresentações musicais.

O projeto de intervenção incluiu adaptações para o acesso de deficientes e foi viabilizado por meio de acordo de cooperação técnica entre o Iphan e os governos municipal e estadual: a Prefeitura de Pirenópolis ficou responsável pela gestão do espaço cultural e a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico (Agepel) se comprometeu a montar no local o Museu de Imprensa do Estado de Goiás.

Monumento Histórico - Edificada em 1919, a Casa de Câmara e Cadeia está localizada às margens do Rio das Almas, em Pirenópolis, antigo povoado da Meia Ponte, que surgiu no início do Século XVIII nas proximidades do entroncamento das estradas que ligavam Bahia e Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo. O conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico da cidade foi tombado em 1990.

Fonte:Prefeitura Municipal/Correio de Uberlândia