JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 630

Grande encontro de chefs goianas

27/10/2007

A receita é simples. Massa de milho. Manteiga. Sal. Cebola. Queijo. Alho. São os ingredientes de uma pamonha tradicional. No entanto, falta a palha. Os condimentos compõem a pamonha de panela, mais conhecida como “Chica Doida”. “Muito comum no Sudoeste de Goiás, na região de Santa Helena”, explica a chef Cris Isaac, uma das autoras da mistura.

Os ingredientes são cozidos por aproximadamente meia hora. “Até ficar bem amarelo”, indica a chef Waléria Noleto. Acrescentam-se, ainda, lingüiça, carne de porco de lata desfiada e pequi. A mistura exótica foi preparada por Cris Isaac, Emiliana Azambuja, Liliane Lobo e Waléria especialmente para a quarta edição do Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, que acontece do dia 25 ao 28 de outubro.

O prato, preparado na Praça Arte e Gula, frente aos turistas, foi servido em cumbucas de barro. Liliane dá a dica sobre a dupla função do utensílio artesanal. “Além de conservar a temperatura da comida, o visitante leva para casa como souvenir”.

Dicas

O quarteto fantástico esclarece que, caso a massa esteja muito grossa, é necessário acrescentar um pouco de água para que a pamonha não fique dura. O queijo é adicionado somente na finalização do cozido, quando a massa de milho começa a sopitar.

Após dez minutos de fila para degustar o concorrido prato, Cris, Emiliana, Liliane e Waléria são aplaudidas. Resultado da criatividade que envolve a gastronomia regional.