JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

FLIPIRI 2012 - Festa Literária de Pirenópolis de 02 a 06 de maio

(07-04-2012)

4º Festa Literária de Pirenópolis

O evento acontecerá entre 02 e 06 de maio, envolvendo autores de grande destaque como Luis Fernando Veríssimo e José Mendonça Teles.

A Prefeitura de Pirenópolis em parceria com o Instituto Cultural Casa de Autores promoverá a quarta edição do FLIPIRI entre 02 e 06 de maio. Confira a programação.

O evento literário envolve a formação de mediadores de leitura, doação de acervos para comunidades locais, apresentações artísticas, encontro entre escritores e leitores, fomento e valorização da leitura, desenvolvimento do mercado livreiro, além de associações com outras práticas culturais.

A novidade desta edição é que o evento, além de Pirenópolis, se estenderá até os municípios de Cocalzinho, Corumbá e mais 10 povoados.

Música foi o tema escolhido para este ano de 2012, do qual mesmo que envolva apenas instrumental ou letras poéticas, a mesma abraça a literatura e a traduz em notas, compassos, melodias e ritmos as abordagens e concepções do que afeta seu autor.

Pirenópolis sempre se envolveu com temas e eventos musicais como alvoradas de música, serestas, serenatas e operetas. O tema da IV Festa Literária de Pirenópolis coroa esta atividade artística da região e valoriza o conteúdo literário característico das produções musicais.

Luis Fernando Veríssimo será o homenageado nacional do evento. O escritor e músico nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone.

Escritor prolífero, são de sua autoria, dentre outros, O Popular, A Grande Mulher Nua, Amor Brasileiro, publicados pela José Olympio Editora; As Cobras e Outros Bichos, Pega pra Kapput!, Ed Mort em “Procurando o Silva”, Ed Mort em “Disneyworld Blues”, Ed Mort em “Com a Mão no Milhão”, Ed Mort em “A Conexão Nazista”, Ed Mort em “O Seqüestro do Zagueiro Central”, Ed Mort e Outras Histórias, O Jardim do Diabo, Pai não Entende Nada, Peças Íntimas, O Santinho, Zoeira , Sexo na Cabeça, O Gigolô das Palavras, O Analista de Bagé, A Mão Do Freud, Orgias, As Aventuras da Família Brasil, O Analista de Bagé,O Analista de Bagé em Quadrinhos, Outras do Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté, A Mulher do Silva, O Marido do Doutor Pompeu, publicados pela L&PM Editores, e A Mesa Voadora, pela Editora Globo e Traçando Paris, pela Artes e Ofícios.

O FLIPIRI também terá um homenageado local, este será José Mendonça Teles, cronista, contista, historiador, ensaísta e poeta nascido em Hidrolândia, GO, no dia 25 de março de 1936.

José Mendonça pertence a várias instituições culturais do país, com várias condecorações e medalhas, entre elas a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras. Coordenou vários projetos culturais goianos, entre eles o projeto resgate, idealizado pelo Ministério da Cultura, que levou para Goiás, micro-filmados, documentos goianos existentes no Arquivo Ultramarino de Lisboa, no período de 1731 a 1822. O homenageado é também o autor da letra do Hino Oficial de Goiás.