JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

28/10 - Dia Internacional da Animação

 

27/10/2008

O "Dia Internacional da Animação" é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à ASIFA, e seus membros espalhados por todo Brasil. Em 2008, na quinta edição da mostra em nível nacional, o Dia Internacional da Animação (www.diadanimacao.com.br) é realizado em 150 cidades brasileiras.

É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. O evento em 2008 é financiado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e no estado de São Paulo é patrocinado pelo Programa de Apoio a Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Pirenópolis (GO) está entre as cidades que exibirá, no dia 28 de outubro de 2008, a mostra de curta-metragens de mostra infantil às 17h00 no Cine Pireneus.