JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Programa de Agrobiodiversidade

 

(08-11-2010)

Enviada por Edson Paranhos
O Encontro Aconteceu em Pirenópolis

Técnicos e diretores do governo federal e do movimento social se reuniram de quarta até esta sexta-feira (3 a 5/11), em Pirenópolis , Goiás, para avaliar e planejar ações do Programa de Conservação, Manejo e Uso Sustentável da Agrobiodiversidade. Participaram representantes dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, da Embrapa e do Conselho de Segurança Alimentar (Consea).

No encontro, representantes de movimento sociais do campo pediram uma maior participação deles nas ações do setor. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme, será criado um Comitê Gestor do Programa de Agrobiodiversidade para promover a integração dos órgãos do governo e da sociedade na execução dos projetos.

Na avaliação foram identificados problemas e levantadas soluções, dentro do programa ou em outras ações, que serão levadas em consideração quando fizer a revisão do programa em 2011, ressaltou.

O Programa de Agrobiodiversidade é resultado de demandas da agricultura familiar durante a 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar. Ele entrou no plano plurianual de 2008. São 11 linhas de ações dentro do programa, como fortalecimento e a valorização de iniciativas territoriais de uso sustentável da biodiversidade; implantação de sistemas comunitários de conservação e uso da agrobiodiversidade e fomento às práticas de manejo desenvolvidas por agricultores familiares.

Segundo Paulo Guilherme, a agrobiodiversidade resgata o cultivares para enriquecer a base alimentar do brasileiro. "Os agricultores familiares resgatam e conservam espécies da biodiversidade melhorando a qualidade da alimentação da população", avaliou.