História da Pizza no Brasil

O berço das primeiras pizzarias do Brasil nasce no coração de São Paulo, no bairro do Braz, pelas mãos calejadas de imigrantes italianos, Napoletanos, Bareses, Sicilianos e Calabreses.

A primeira pizzaria que na verdade era uma cantina, foi fundada em 1910 (a já extinta Santa Genoveva). Após ela nasceram várias pizzarias.

Em 1924, foi fundada a octogenária Castelões, que mantém até hoje em seu cardápio pizzas com borda alta e massa grossa, da forma como descendente de Napoletanos Ettore Siniscalchi fazia, no princípio era só muzzarela, alichi e amezzo. Depois vieram novas casas que aos poucos modificaram a forma de fazer a pizza, dando o toque paulistano com novos ingredientes. Destacamos algumas casas: A Speranza (no Bixiga), A Camelo (nos Jardins) e a Braz (em Moema).

Hoje, São Paulo é a segunda cidade do mundo em pizzarias, só perdendo em quantidade para Nova Iorque. São aproximadamente 6.000 casas especializadas que servem 1.500.000 pizzas por dia, tradicionais, modernas, artesanais, massa fina, massa grossa, com queijos, tomates, azeitonas e muito amor, com água, fermento, farinha, pitadas de carinho, açúcar e sal.

A Redonda já faz parte do cardápio tradicional dos paulistanos, paulistas e da maioria de todos os brasileiros, afinal é deste lado do mundo que tudo acaba numa boa pizza.

Memória Paulistana

Descontente com a política café-com-leite que privilegiava as oligarquias paulista e mineira, jovens militares se organizaram no movimento que ficou conhecido com tenentismo. Em 1922, eles tentaram impedir a posse do presidente Arthur Bernardes no Rio de Janeiro.

Mais tarde, São Paulo tornou-se epicentro da Revolução de 1924, que tomou as ruas da cidade entre 5 e 27 de julho. Em meio ao clima de desordem, pipocaram saques, como o da Padaria São Domingos, fundada em 1913 no Bixiga e aberta até hoje.

 

Travessa Santa Cruz, s/nº, Centro Histórico Pirenópolis - GO.
Fone Disk Pizza: 62- 3331-1790
E-mail: bocadoforno@pirenopolis.com.br

Produzido por: www.pirenopolis.com.br