JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
Portuguese English Italian Spanish

Ação, aventura, lazer e muita natureza...
Pirenópolis está cheia de opções agradáveis para quem quer se divertir. Rappel, mountain biking, trekking e off road podem ser boas opções para quem pretende se aventurar com mais emoção.

Para praticar Esportes de Aventura e/ou Passeios ecológicos favor acessar o seguinte link:

Atividades de Aventura

Passeios Ecológicos / Ecoturismo

Voo dos Pireneus

É uma travessia entre dois pontos distantes, através de um cabo de aço. Há dois tipos de tirolesa: Seca, a qual começa em uma plataforma e termina em terra, ou Molhada, que começa em uma plataforma e termina com queda na água. A atividade é monitorada por instrutores. Veja mais e faça sua reserva

Trilhas de Moto

As diversas trilhas que levam às cachoeiras são ideais também para passeios de moto. Os passeios devem ser acompanhados por um guia especializado. 

Canyoning

O Canyoning é uma espécie de alpinismo praticado em ambiente vertical e aquático, com utilização de técnicas verticais e travessias em águas brancas.

Cachoeirismo

O cachoeirismo é uma atividade de turismo de aventura, derivada do canionismo, e significa a descida de uma cachoeira utilizando técnicas e equipamentos utilizados no canionismo e no cavernismo. Acreditamos no potencial da atividade como incentivadora de atividades e esportes de aventura, assim como educação ambiental.

O termo “rappel”, comumente utilizado como a descida em vertical de uma cachoeira, cânion, precipício, caverna ou outro acidente geográfico, de maneira segura e com controle de velocidade, utilizando corda, cadeirinha e freio, em verdade deriva do termo francês “rappelez le corde”, que significa “recuperar a corda.

Trekking

É um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa que queira entrar em contato com a natureza através de caminhadas curtas ou longas. O percurso é feito em mata fechada, com destino para belas cachoeiras. Podem ser leves ou pesadas, estas últimas podendo levar até dias. Ótima opção para quem busca qualidade de vida. Os passeios de trilhas são acompanhados sempre por guias.

Parapent (Paraglider)

O parapente é um desporto aéreo que surgiu quando pára-alpinistas resolveram encurtar a descida utilizando os pára-quedas desenvolvidos pela NATO, para lançar tanques a partir de aviões. Esses pára-quedas revolucionários imprimiam, pela primeira vez, velocidade horizontal aos pára-quedas, de forma a que a chegada ao solo fosse mais suave.

Para voar necessita de um desnível, voando-se frequentemente nas falésias, junto às praias e na montanha, com o extraordinário recorde de cerca 330 Km, em linha recta, sem qualquer apoio mecânico, que não seja uns metros de pano, alguns metros de fio e correntes térmicas ascendentes.

Mountain bike

Pirenópolis é o destino perfeito para os praticantes dessa modalidade. As trilhas que levam para as cachoeiras são ideais para a prática de mountain bike. Os passeios devem ser acompanhados por um guia.

Rappel

O Rappel consiste na utilização de técnicas e táticas para transpor obstáculos verticais esculpidos na natureza, tais como paredões, penhascos, fendas e grutas. Quando praticado repetidas vezes em uma única cachoeira, denominamos cascading. Os equipamentos usados são: cadeirinha, capacete, luva, oito e mosquetão. A atividade pode levar de 1 período a 1 dia inteiro e é acompanhada por instrutores.

Off Road

A região de Pirenópolis é um cenário perfeito para prática do Off-Road, pois apresenta uma geodiversidade impressionante, que contempla todos os possíveis desafios da condução 4x4: areia, lamas, travessia de rios e pedras (a região é repleta de pedreiras de quartzito). A formação da Serra dos Pireneus é privilegiada, pois apresenta vários aclives, declives e inclinações laterais. A beleza exuberante do cerrado acompanha os aventureiros em todas as trilhas da região. Um banho de cachoeira ao final da trilha, lava a alma e prepara para noite mais charmosa do Estado de Goiás.

Boia Cross

A prática é uma modalidade importada dos americanos logo depois da segunda grande guerra. Montavam em velhas câmeras de ar para boiar nos remansos e acabaram descobrindo o prazer de deixar-se levar pela correnteza. O boia cross vem ganhando novos adeptos a cada dia. Durante a descida é você quem controla seu equipamento, e no lugar dos remos usa-se os braços. 

Paraquedismo (Skydiving)

O Paraquedismo é um esporte de aventura que chegou recentemente à Pirenópolis pelo fato de ter sido proibido os saltos realizados com grande frequência em Brasília.
O fato de ter aumentado significativamente o tráfego aéreo na Capital Federal fez com que as autoridades do segmento proibissem essas atividades, especialmente pela segurança das aeronaves e dos próprios paraquedistas.
Pirenópolis foi a alternativa por estar a 140 Km de Brasília e 110 Km de Goiânia onde também o esporte é muito ativo, uma vez que o cenário da cidade colonial é ideal por também ter um aeroporto que supre todas as necessidades dos esportistas.

Arvorismo

É um esporte radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.

A atividade é muito utilizada no turismo de aventura, para lazer e recreação.

Em Pirenópolis, há um circuito na RPPN Fazenda Vagafogo. A atividade é executada na copa das árvores em meio a mata ciliar.

O percurso passa por 5 obstáculos com 20 metros de altura!

Balonismo

É um desporto aeronáutico praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo.

Em Pirenópolis ele acontece mediante agendamento adiantado, e leva até 10 pessoas por voo. A duração da atividade é de 40 minutos.

Pessoas de todos os lados veem à Pirenópolis especialmente para praticarem voos sobre a cidade e também nos arredores na apreciação aérea das cachoeiras, do cerrado e especialmente nos arredores do Parque Ecológico dos Pireneus.

Rafting

É a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança.

Antes de se começar qualquer descida de rafting comercial, um condutor da atividade passa a todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança.

Estas instruções são lembradas pelos demais condutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos.

O rafting comercial proporciona a experiência de descer o rio para pessoas de qualquer idade e, em sua maioria, pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível.