JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
Portuguese English Italian Spanish

RPPN's de Pirenópolis e Parques Ecológicos

Parque Estadual Serra dos Pirineus
O Parque Estadual Serra dos Pirineus foi criado pela Lei nº 10.321 de 20 de novembro de 1987 e delimitado numa área de 2.833 hectares destinado à preservação da fauna, flora e mananciais, como as nascentes do rio das Almas nos municípios goianos de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás. A região abrange a área dos Picos dos Pireneus, suas serras e encostas.

Importante divisor de águas das bacias higrográficas platina e amazônica , o Parque dos Pirineus abriga uma rica biodiversidade do bioma cerrado caracterizada por formações rupestres, campos de altitude, veredas, e outros tipos de vegetação terrestres e brejosas, diferenciadas por condições de substratos, como as associadas aos cursos d'água - florestas de galerias, matas ciliares e buritizais.

Para assegurar a proteção do Pico dos Pirineus e seu entorno , foi criada Área de Proteção Ambiental (APA) com cerca de 22.500 hectares.

Vargem Grande
Localizada no município de Pirenópolis (GO), a RPPN Fazenda Vargem Grande tem 390 hectares em região bem preservada, com fauna e flora típicas do cerrado na zona da Serra dos Pireneus, em Goiás. O proprietário é Jomar Gomes e a vegetação protegida é o cerrado. Foi criada pelo Ibama pela Portaria 93/96-N.

Vaga Fogo
Trata-se da RPPN denominada Fazenda Vaga Fogo, com 17 hectares, criada pela portaria 824/90 do Ibama, no município de Pirenópolis (GO). Sua principal atração é o cerrado bem preservado, com árvores, flores e frutos típicos.

Flor das Águas
Inaugurada em março de 2001, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Flor das Águas situa-se a cerca de 6 km de Pirenópolis (GO), constituindo-se numa área de preservação e centro de atividades de uma ong chamada Fundação Pro-Natureza (Funatura). Está ao lado do córrego Vagafogo, com pequenas cachoeiras e alguns poços, onde há outra RPPN, bem mais rica em biodiversidade. A maior atração da reserva é a trilha para caminhada por dentro do cerrado original, com fauna e flora protegidos. Com a ajuda de convênio internacional, foi construída uma casa-sede que vem servindo para encontros e reuniões.

Santuário de Gabriel
Trata-se de uma Reserva cuja proprietária, de origem espanhola, desenvolve um trabalho com florais de Bach. Situada à 29Km do centro de Pirenópolis, faz parte da Área de Preservação Ambiental Terra Nostra

Área de Preservação Ambiental Terra Nostra
Criada no final da década de 70 por um grupo de jovens do movimento hippie, de varias nacionalidades.
Depois de algum tempo transformou-se numa cooperativa (Associação Cooperativista Rural Terra Nostra). Após anos a Ong foi extinta, permanecendo porém, muitas famílias, as quais continuaram vivendo no local.

Com o passar do tempo a propriedade foi dividida entre os condominos e permanece até os dias de hoje como um condomínio ecológico muito bem preservado. Foi fonte de grande transformação social, cultural, política e econômica na região.